sexta-feira, 9 de abril de 2010

Conheça as gírias mais populares

Conheça as gírias mais populares

No Brasil, conhecemos muitas formas de se expressar, em cada canto do país, uma palavra pode ser dita de muitas maneiras, assim como em outros países também possuem suas gírias, mas o Brasil possui uma diversidade vasta de culturas, e permite misturar culturas, gêneros, fazendo um verdadeiro mix de palavras. A língua portuguesa é considerada a mais rica, possui mais diversidades, sinônimos e regras ortográficas, a nova reforma ortográfica aplicada em 2009, porém será revigorada somente em 2012, trouxe muitas mudanças, em algumas palavras o hífen foi tirado, acentos também ficaram fora de algumas regras, e outras palavras compostas que antes eram separadas hoje é uma só. Pela grande imigração que o país sofreu durante toda sua história, de italianos, africanos, portugueses, franceses, americanos, latinos americanos, japoneses, consideramos que no Brasil tem habitantes de todo o mundo, também influenciou para o surgimento de gírias, e novas palavras.
A internet é grande fonte de gírias, sabemos que ela influencia até na escrita, alguns anos atrás, as gírias e o modo de escrever em sites de relacionamentos e e-mails preocupou muito os professores em sala de aula, estava influenciando tanto os alunos que a escrita muitas vezes era como a pronúncia, hoje esse problema está acabando e o número de erros ortográficos devido à internet caiu muito. Em e-mails, MSN é muito comum abreviarmos as palavras como “vc, fds, qndo, csa, PC, td, cmg,” e várias outras. Hoje em dia as gírias que estão na moda são, “bolado”= preocupado, duvidoso; “maneiro”=legal; “falô”= até mais, tchau; “bombando”= lugar agitada, festa animada; “sangue bom”= pessoa de bom caráter; “pela saco”= pessoa chata incoveniente; “bucha”= algo complicado, difícil; “Caraca”= quando surpreendido; “Tô bege”= perplexo; “Abafa”= esconder, emitir; “Rolê”= passear; “Aff”= algo pior; “larica”= sentir fome; “paga pau”= invejar, no sentido bom e ruim, admirar, etc.
Em diferentes locais do país é possível dizer, por exemplo, mandioca, no Rio de Janeiro é Aipim, garoto, no Rio Grande do Sul é guri, menina na periferia de São Paulo é mina, enfim cada comunidade possui um jeito de se expressar de se referir a tudo, desde surfistas, gaúchos, cariocas, peão, skatistas, pagodeiros, fazendeiros, adolescentes, empreendedores, empresários, donas de casa, e todos os tipos de pessoas existentes no mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
Copyright © Xeretas da Net - GAMES,DICAS,TUTORIAS,NOTICIAS,FERRAMENTAS,PROGRAMAS
2008 by todos os direitos reservados